ROTA MUNICIPAL DOS TROPEIROS, SANTA MARIA DO OESTE - PR.

Em Santa Maria do Oeste, tem a Rota Municipal dos tropeiros, um percurso de aproximadamente 100 km saindo da sede do município, percorrendo várias localidades, passando pelas Comunidades Rio Pratinha, Rio do Tigre, Pratona, Arroio Seco, Rio Liso, Vila Veneza, Distrito São José, Chapéu do Sol, Distrito São Manoel e retornando a sede, passando pelas propriedades rurais e igrejas, fomentando o Turismo Rural e Religioso no município.

O tropeirismo surgiu como uma nova atividade comercial com finalidade de promover a interligação dos polos econômicos do Brasil, onde as mercadorias importadas e alimentos eram trazidos no lombo de mulas e cavalos que cortavam várias trilhas capazes de integrar diferentes pontos da geografia nacional aproveitavam as estradas há muito tempo abertas pelos índios, os tropeiros tinham o trabalho de desbravar a mata virgem para a criação de novas rotas.

Por essa razão, nos séculos XVII e XVIII, o tropeirismo representou grande importância para o fortalecimento da economia e crescimento da vida em espaços rurais e pequenas cidades, principalmente no sul do País, devido à forma como as viagens eram realizadas em caravanas a cavalo. Por isso é importante ressaltar o valor desses animais para o movimento tropeiro, afinal eram eles os responsáveis por transportar as cargas mais pesadas, em percursos ainda difíceis para o tráfego a pé.

Desta forma os responsáveis pelo manejo dos animais e demais mercadorias, passaram a serem chamados de tropeiros, estes eram viajantes que transportavam rebanhos de gado e de outros produtos, como especiarias e temperos, com a finalidade de comercializá-los, nas regiões sul, sudoeste e centro-oeste brasileiro. Mesmo com a expansão do movimento tropeiro pelo território nacional, sua origem e principais tradições carregam forte marcos e traços da cultura gaúcha, a exemplo das roupas: ponchos, chapéus e botas, até a alimentação e vocabulário.

No Paraná, a história do movimento tropeiro é um grande marco, presente em nossa herança cultural, inclusive, inúmeras cidades do Estado fazem parte da conhecida Rota dos tropeiros e por isso, carregam em suas raízes alguns hábitos que venceram os anos e permanecem atuais em seu dia a dia. Exemplos desses municípios são Campo do Tenente, Campo Largo, Carambeí, Castro, Palmeira, Lapa, São Luiz do Purunã, Guarapuava, Turvo, Pitanga, Campina do Simão, Goioxim e Santa Maria do Oeste,  que mantem vivo a tradição do tropeirismo  no Paraná.

Última modificação em 07/08/2023 00:00:00